Notícias

‘Vem aqui, vem me buscar’: mãe relata que filho pediu ajuda momentos antes de ser morto em megaoperação no RJ

Em entrevista ao portal Extra, Taua Brito falou a respeito do último contato que teve com Wellington Brito, de 20 anos.

A dor das mães que perderam filhos durante a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, ecoou nos portões do Instituto Médico Legal. Desde a última quarta-feira(29), dezenas de famílias aguardam para reconhecer os corpos das vítimas da ação que deixou 121 mortos, o maior número já registrado na história do estado.

Entre elas, está Taua Brito, mãe de Wellington Brito, de 20 anos, que recebeu uma das últimas mensagens do filho momentos antes dele ser morto. Segundo relatou ao portal Extra, o jovem ficou encurralado na região da Mata da Vacaria, na Penha, durante os confrontos. Desesperado, o jovem enviou uma mensagem para a mãe pedindo socorro.

Mãe desabafa sobre a morte do filho em megaoperação no RJ

“Mãe, vem aqui, vem me buscar”, escreveu Wellington Brito à mãe, segundo a mesma relatou. Taua contou que saiu de casa às pressas, levando os documentos do filho, acreditando que poderia tirá-lo do local e entregá-lo vivo à polícia. “Eu só queria tirar ele de lá, para ele não morrer. Para ele pagar pelo que estava fazendo, mas preso, vivo”, desabafou.

Quando conseguiu subir o morro, após o fim da operação, a mãe encontrou o corpo do filho já sem vida, com um tiro na cabeça, e passou dias na porta do IML até conseguir liberar o corpo para o enterro. Ela contou que sempre tentou mostrar outro caminho para o jovem, apesar das dificuldades da vida na comunidade. “Nunca apoiei a vida que ele escolheu. Mas, na favela, não temos muitas oportunidades”, lamentou.

Taua diz que nenhuma mãe deveria enterrar um filho

Abalada, Taua disse compreender a dor das famílias dos quatro policiais mortos na ação, mas afirmou que nenhuma mãe deveria enterrar um filho. A mãe, que sustenta a família vendendo bolos e doces, afirmou que parte dela morreu junto com o filho: “Todas as minhas metas de vencer incluíam ele e a irmã. Agora, a metade de mim foi embora com o Wellington”, desabafou.