Explosão em loja lotada de clientes deixa cerca de 20 mortos no México
A explosão ocorrida dentro de um supermercado deixou várias vítimas e mais detalhes diante do ocorrido foram expostos.

Após uma tarde de compras que terminou de forma triste, a cidade de Hermosillo, no México, está de luto, desde este último sábado, no dia 1º de outubro. Uma violenta explosão em uma loja de produtos populares deixou ao menos 23 mortos, incluindo menores de idade, e 11 feridos, em um dos incidentes mais graves do estado de Sonora.
As fontes da tragédia são do governador de Sonora, Alfonso Durazo, que confirmou o número de vítimas e ordenou uma “investigação completa e transparente”. A Secretaria de Segurança Pública local, no entanto, já descartou a hipótese de que a explosão tenha sido um “ataque deliberado” ou um “evento relacionado a um ato violento”.
Com a notícia, a forma como as mortes ocorreram chocou o país. O incidente aconteceu por volta das 15h, quando a loja, da rede Waldo’s 1, estava lotada de clientes fazendo compras para o “Dia dos Mortos”, feriado importante local.
Segundo a imprensa mexicana, após a explosão, os clientes correram para dentro da loja e acabaram ficando presos pelas chamas, o que aumentou os impactos do ocorrido e os número de vítimas na situação.
Diante da situação, o Ministério Público estadual, responsável pela investigação, informou que a maioria das 23 mortes não foi causada pela explosão, mas sim pela inalação de gases tóxicos, e que “não há indícios de que o incêndio tenha sido criminoso”.
A prefeita Claudia Sheinbaum prestou condolências às famílias. No momento, as autoridades cancelaram todas as comemorações do Dia dos Mortos na cidade para demonstrar o devido respeito às vítimas.
O governador Alfonso Durazo garantiu que as equipes de emergência “agiram com grande profissionalismo” e que a investigação segue para “determinar as causas do incidente e responsabilizar os envolvidos”.





