Ciclone intenso chega ao Brasil nos próximos dias
A previsão de um ciclone intenso foi anunciada e mais detalhes foram expostos.

Após um alerta dos meteorologistas, o estado de Minas Gerais se prepara para a influência de um fenômeno climático, prevista para esta próxima terça-feira, dia 9 de dezembro. Um ciclone, que chegará primeiro ao Rio Grande do Sul no dia 8, avançará para o Sudeste, trazendo instabilidade para o território mineiro. As fontes são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O meteorologista Lizandro Gemiacki explica que, antes da chegada efetiva do sistema, focos de chuva já serão registrados entre os dias 5 e 8 nas regiões norte, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, com chuvas isoladas nas demais áreas.
Com a notícia do ciclone, o especialista tratou de tranquilizar a população. “O nome é associado a coisas muito graves, mas é um fenômeno que acontece bem frequentemente no Sul e no Sudeste”, afirmou Lizandro Gemiacki.
Trata-se de um ciclone extratropical, típico da estação chuvosa, que deve se deslocar para o oceano, organizando a umidade sobre o estado. Diante da situação, o Inmet esclareceu as características do fenômeno.
Diferente dos furacões (ciclones tropicais), o extratropical é comum no Brasil e se caracteriza por uma área de baixa pressão que concentra umidade e favorece a formação de nuvens carregadas, sem necessariamente causar devastação em terra firme.
Desde o início do mês, a capital mineira já registra volumes significativos de água. A média para dezembro em Belo Horizonte é de 339,1 mm, mas a estimativa é que o volume supere esse número devido de ZCAS que provoca chuvas contínuas.
No momento, a previsão para dezembro indica chuvas e temperaturas de normal a acima da média em todo o estado. A Defesa Civil monitora a evolução do sistema que cruzará o Brasil central nesta próxima semana.





