Alerta vermelho para temporais é emitido e atinge diversas regiões do país; veja os lugares afetados
Um alerta vermelho para temporais foi emitido e a previsão é que atinja várias regiões do país.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho na manhã desta quinta-feira (9) para o risco de chuvas intensas em cidades de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.
A previsão é de precipitações que podem superar 100 mm por dia, trazendo a possibilidade de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas nas áreas afetadas.
Além do alerta vermelho, também foram divulgados alertas laranja e amarelo para outras regiões do país. Essas notificações podem ser revisadas ou alteradas conforme novas atualizações meteorológicas, por este motivo, muitos aguardam por atualizações.
Em MG, BA e ES, onde está em vigor o alerta vermelho, os moradores devem estar atentos a riscos mais graves devido à intensidade das chuvas. Já o alerta laranja, que indica um nível menor de perigo, abrange estados como RO, MT, GO, TO, SP, MA, PA, RJ, além de partes dos estados mencionados no alerta vermelho.
Nesse caso, a previsão aponta para chuvas entre 50 e 100 mm por dia, acompanhadas de ventos que podem atingir até 100 km/h. Para o estado de São Paulo, as condições climáticas continuam com tendência de pancadas de chuva no período da tarde, semelhante aos últimos dias.
A capital paulista, sua região metropolitana e municípios do litoral, como Bertioga e Guarujá, estão sob alerta amarelo. Esse nível de alerta significa chuvas com volumes de até 50 mm por dia, podendo causar transtornos, como alagamentos localizados.
Cidades em diversas regiões do Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste também foram incluídas nos avisos de alerta amarelo, indicando a abrangência das condições adversas que afetam o país. O Inmet reforça que a população deve acompanhar as atualizações e seguir orientações das autoridades locais para minimizar os riscos associados às chuvas intensas.