Notícias

Alerta: Ciclone está previsto para atingir Brasil no começo de setembro

Um ciclone está previsto para atingir o Brasil ainda no começo do mês e mais detalhes foram expostos.

Após a chegada de um novo mês, a previsão do tempo para o Brasil indica um cenário de extremos, neste início de setembro, e com isso, mais detalhes foram expostos.

Enquanto a Região Sul se prepara para a chegada de um ciclone extratropical com temporais e granizo, grande parte do restante do país enfrentará uma intensa onda de calor, com temperaturas que podem chegar a 40°C.

O alerta foi dado pelo Climatempo e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que preveem que o ciclone, formado na Argentina e no Uruguai, provocará temporais no Rio Grande do Sul.

Há risco de ventos fortes, granizo e acumulados de chuva que podem passar dos 200 mm em algumas áreas do estado. Com a notícia do mau tempo no Sul, a situação no Centro-Oeste é o oposto.

A região será marcada por calor extremo e tempo muito seco, com o Inmet emitindo um alerta de baixa umidade do ar, que pode ficar abaixo de 20%. Em Cuiabá, no Mato Grosso, os termômetros podem bater a marca dos 40°C.

O Sudeste também sentirá os efeitos do calor. Em São Paulo, a semana começa com tempo firme e temperaturas em elevação, que podem chegar a 37°C no interior do estado.

No Rio de Janeiro, a previsão também é de sol forte e calor, com máximas em torno dos 27°C na capital. No Norte do país, o calor também será destaque, com marcas de até 38°C em estados como Pará e Tocantins, embora haja previsão de pancadas de chuva.

Já o Nordeste terá tempo seco e quente no interior, com chuvas passageiras apenas na faixa litorânea, do sul da Bahia ao Rio Grande do Norte. Essa é a previsão para a região.

No momento, a Defesa Civil dos estados do Sul está em alerta para os riscos do ciclone, que deve perder força a partir de sexta-feira. Nas outras regiões, a recomendação é de cuidados redobrados com a hidratação e a saúde, devido ao calor intenso e à baixa umidade.