Notícias

Adolescente morre eletrocutada ao ligar ventilador em transformador com fio desencapado em clube de MG

O caso foi registrado na tarde desta segunda-feira (30) em Fronteira, no Triângulo Mineiro; outra adolescente, de 19 anos, ficou gravemente ferida. Segundo a PM, uma tia das vítimas, que viu toda a cena, teve uma parada cardíaca e recebeu atendimento médico.

Heloise Silvino de Almeida, de 12 anos, morreu eletrocutada ao ligar um ventilador a um transformador que estava com fios desencapados na tarde de segunda-feira (30), na área de camping do Náutico Fronteira Parque, em Fronteira, no Triângulo Mineiro.

(CORREÇÃO: Inicialmente, a Polícia Militar informou que o transformador caiu na água, porém, a eletrocussão aconteceu no momento em que a vítima, molhada, tentou ligar um ventilador ao transformador particular. A informação foi corrigida às 8h55 de terça-feira, 31 de dezembro.)

Segundo a Polícia Militar (PM), a prima da adolescente, Lara Hagata, de 19 anos, que estava próximo à vítima, ficou em estado grave após tentar puxar Heloisa.

Ambas estavam molhadas e descalças, e sofreram uma descarga elétrica.

Em nota, o Náutico Fronteira Parque informou que a vítima estava com um equipamento de uso particular, que acabou provocando o choque. Segundo o Clube, a adolescente foi imediatamente socorrida, mas não sobreviveu.

Após sofrerem a descarga elétrica, as duas adolescentes caíram no chão e foram socorridas pela equipe de salva vidas do clube que iniciaram as manobras de reanimação.

A equipe de resgate especializado da unidade de saúde do município esteve no local e levaram as vítimas para receberem atendimento médico. De acordo com a equipe médica, Heloise apresentava um ferimento no dedo mínimo da mão direita, onde provavelmente encostou na haste de metal do transformador.

Segundo a PM, a tia da vítima que viu toda a cena passou mal e também recebeu atendimento médico.

A equipe de perícia ainda identificou que as instalações elétricas da área de camping do clube são desordenadas, não seguem um padrão de segurança, têm fios expostos e várias configurações de extensões espalhadas pelo solo que são expostos à água.

Os policiais informaram, ainda, que ao ser questionado sobre os problemas elétricos, o gerente da unidade contou que o clube fornece uma cartilha de orientação aos usuários de energia sobre quais e como os aparelhos eletroeletrônicos devem ser usados.

O que disse o clube

“O Náutico Fronteira Parque manifesta seu mais profundo pesar e solidariedade à família afetada pelo trágico acidente ocorrido na tarde desta segunda-feira (30/12), na área de camping, envolvendo uma criança.

Nesta data, houve um incidente enquanto a vítima operava um equipamento de uso particular, vindo a resultar, segundo informações preliminares, em uma descarga elétrica. A vítima foi imediatamente socorrida, mas não sobreviveu.

Ressaltamos que os fatos estão sendo apurados pelas autoridades competentes, e o Clube se coloca à inteira disposição para colaborar com o esclarecimento dos fatos. Neste momento de dor, o Náutico Fronteira Parque reitera que se solidariza a família neste momento de dor e pesar.”

Sobre as informações repassadas pelo perito à PM, em relação à falta de segurança na área do camping, o clube informou ao g1 que irá se manifestar após ter acesso ao laudo pericial.