Notícias

Identificados os profissionais da saúde que não resistiram após grave acidente na BR-174: ‘Muito competente’

Foram identificados os profissionais da saúde que não resistiram após terem sofrido um grave acidente na BR-174. Mais detalhes foram expostos.

O médico Edson Marley Lopes e a técnica de enfermagem Cleonice da Conceição Ferreira foram identificados como as vítimas fatais de um acidente com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O ocorrido se deu na madrugada desta quarta-feira, dia 8 de janeiro, na rodovia BR-174, que conecta o Amazonas a Roraima. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu durante uma forte chuva.

O motorista da ambulância perdeu o controle do veículo, que saiu da pista e caiu em uma área de mata. Outras duas pessoas ficaram feridas e foram levadas para uma unidade de saúde, em Manaus. Edson e Cleonice, porém, não resistiram aos ferimentos e faleceram no local.

Os dois profissionais trabalhavam na mesma unidade de saúde, em Presidente Figueiredo. Edson, médico clínico geral, era natural de Cuba e havia se formado em 2007. Ele chegou ao Brasil em 2013, através do Programa Mais Médicos, e era reconhecido por seu comprometimento com os pacientes.

Priscila Ila, uma empreendedora que foi atendida por ele, descreveu Edson como um médico competente, atencioso e humano.  “Era muito competente, atencioso e, sobretudo, humano e empático”, descreveu ela, ao falar sobre o profissional da saúde.

Cleonice, por sua vez, era formada como técnica de enfermagem desde 2019 e começou a atuar no hospital em 2020, durante a pandemia de Covid-19. Seus colegas a recordam como uma profissional dedicada, alegre e muito competente, que sempre transmitia positividade ao ambiente de trabalho.

O acidente ocorreu enquanto a equipe se dirigia de Presidente Figueiredo para Manaus. Não havia paciente na ambulância no momento do ocorrido. O Corpo de Bombeiros do Amazonas foi acionado para retirar os corpos das vítimas, que estavam presos nas ferragens. O incidente abalou profundamente a equipe médica e a comunidade local, que lamentam a perda desses dois profissionais comprometidos e queridos.