Padre é afastado da Igreja após ser exposto em vídeo íntimo vazado
Vídeo circulou em grupos da cidade.

Na última quinta-feira (14/08), um padre acabou afastado do cargo no município de município de Floriano, localizado a 246 km de Teresina, no Piauí (PI). O motivo do afastamento foi a circulação de um vídeo íntimo do líder religioso.
O padre foi identificado como Vinícius José de Madeira Messias, mas não foram divulgadas mais informações. De acordo com o divulgado, o padre foi afastado por tempo indeterminado e não deve exercer nenhuma função na Igreja.
O vídeo íntimo envolvendo o padre circula nas redes sociais e em grupos de whatsapp da cidade, que tem pouco mais de 60 mil habitantes. A mulher que aparece no vídeo não teve o nome divulgado.
A Instituição da Igreja Católica emitiu um comunicado, informando o afastamento do padre e a suspensão de seus poderes ministeriais. No entanto, a Instituição optou por não dar detalhes do porque da decisão.
“Fica-lhe vedada a celebração pública dos sacramentos e sacramentais, bem como a presidência ou concelebração da Eucaristia com a participação de fiéis, exceto nos casos em que o próprio direito concede faculdade, como no atendimento sacramental de fiéis em perigo de morte”, diz a nota.
O texto ainda informa que a decisão é tem caráter pessoal, que visa o bem-estar da Igreja e também o cuidado com a “pessoa do sacerdote”. O próprio Vinícius José ainda não se manifestou.
O caso gerou burburinho na cidade e especulações, mas a Igreja não deu detalhes de qual será a postura adotada com o padre. Não ficou claro se Vinícius esta afastado temporariamente, ou se seu vínculo com a Igreja será encerrado permanentemente.
A Igreja Católica possui regras rígidas quanto a sexualidade de seus oficiais, especialmente as figuras dos padres e freiras. A relação íntima é totalmente vedada.