Mundo

Sean ‘Diddy’ Combs: Júri chega a veredicto final sobre acusações contra o rapper; saiba

Sean ‘Diddy’ Combs foi considerado culpado em duas das cinco acusações apresentadas contra ele em julgamento criminal federal. O veredicto foi anunciado nesta quarta-feira (2), após dois dias completos de deliberação.

Vai ficar tudo bem”, diz Sean “Diddy” Combs à sua mãe no tribunal – Foto: Reprodução

O artista enfrentava cinco acusações: uma de conspiração para extorsão, duas de tráfico sexual e duas de transporte para prostituição. Se fosse considerado culpado das acusações mais graves, ele poderia pegar prisão perpétua. A acusação afirma que ele forçava as mulheres a realizar fantasias e também participar de maratonas sexuais movidas a drogas. Ele, no entanto, foi considerado culpado apenas nas duas acusações de transporte para prostituição, e inocente nas outras três.

Entenda as cinco acusações contra Combs e o veredito de cada uma:

  1. Conspiração de extorsão – INOCENTE
  2. Tráfico sexual por força, fraude ou coerção – refere-se à Vítima 1 (Cassie Ventura) – INOCENTE
  3. Transporte para se envolver em prostituição – refere-se à Vítima 1 (Cassie Ventura) e às trabalhadoras do sexo comercial – CULPADO
  4. Tráfico sexual por força, fraude ou coerção – refere-se à Vítima 2 (“Jane”) – INOCENTE
  5. Transporte para se envolver em prostituição – refere-se à Vítima 2 (“Jane”) e às trabalhadoras do sexo comercial – CULPADO

Sean Combs foi considerado culpado das duas acusações com menor tempo de pena máxima. A acusação 1 acarreta a pena mais pesada, com pena máxima de prisão perpétua. As acusações 2 e 4 têm pena mínima de 15 anos e máxima de prisão perpétua. As acusações 3 e 5 acarretam pena máxima de 10 anos cada. Após o veredito ser decidido pelo grupo de 12 jurados civis, cabe ao juiz do caso, Arun Subramanian, decidir qual será a pena aplicada ao réu.

Como ‘Diddy’ reagiu?

Antes dos jurados, Sean Combs entrou no tribunal e olhou para a sua família. Ele deu um leve sorriso e depois se sentou com a cabeça baixa. Após ouvir o veredito, ajoelhou-se e baixou novamente a cabeça, como se rezasse. Ao se levantar, bateu palmas em direção à galeria, que também se pôs a aplaudir..

O rapper conversou brevemente com sua mãe, Janice Combs, no tribunal antes de voltar para sua cela. “Relaxa, vai ficar tudo bem”Combs se inclinou e sussurrou para sua mãe antes de sair acompanhado dos oficiais de justiça. Ele também disse que adorou a roupa de Janice, que estava presente na galeria usando um look com estampa de zebra verde e creme. Na sequência, foi conduzido para fora do tribunal pelos oficiais de justiça

O advogado de defesa, Marc Agnifilo disse que seu cliente “deveria ser solto sob condições apropriadas” ainda nesta quarta-feira. Vale relembrar que ele está no local desde setembro 2024mas não lhe foi concedida fiança  .

O pedido da defesa é por ele não ter sido considerado culpado dos casos mais graves, além de ter sido sua primeira condenação. A promotora Maurene Comey se opôs ao pedido. Ela afirmou que o governo buscará uma sentença máxima de 20 anos para Combs.

Diddy se disse inocente

Durante o longo julgamento, Diddy’ sempre se declarou inocente das acusações. A principal investigação e debate era o fato dele ser uma espécie de líder de uma organização que cometia diversos crimes, como sequestro e distribuição de drogas, ao seu mando.

O magnata afirmava que as mulheres que participavam das orgias sexuais e os profissionais do sexo tomaram as próprias decisões e eram adultas. Segundo ele, nada foi sem consentimento. A decisão do júri se baseou nos depoimentos de 34 testemunhas ao longo de quase dois meses. Também foram apresentadas provas como registros telefônicos, financeiros e e-mails.