Trump se pronuncia pela 1ª vez após condenação de Bolsonaro
Trump decidiu se pronunciar após Bolsonaro ter sido condenado.

Após a conclusão dos votos que selaram a condenação de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou sobre o caso, nesta última quinta-feira, dia 11 de setembro.
Em uma fala a jornalistas, ele se disse “muito surpreendente” com a decisão e comparou o caso de seu aliado com os processos judiciais que ele mesmo enfrentou.
A fala foi feita ao deixar a Casa Branca a caminho de Nova York. “É muito surpreendente que isso possa acontecer. Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum”, disse Trump.
O atual presidente dos EUA também elogiou o ex-presidente brasileiro, dizendo que ele é um bom homem. A fala de Trump veio horas após a Primeira Turma do STF, por 4 votos a 1, condenar Jair Bolsonaro.
O ex-presidente foi condenado por crimes como organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Sete de seus aliados também foram condenados no mesmo julgamento.
Apesar de Trump não ter mencionado novas sanções nesta quinta, sua porta-voz, Karoline Leavitt, já havia elevado o tom na terça-feira. Ela afirmou que os EUA estariam dispostos a “usar meios militares” para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo.
Desde julho, a situação do ex-presidente brasileiro tem sido um ponto central na relação entre os dois países. Naquele mês, Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, justificando a medida, em parte, como uma resposta à “caça às bruxas”.
No momento, o julgamento no STF está concluído, e a sentença com o tamanho das penas para Bolsonaro e os outros sete réus deve ser conhecida nesta sexta-feira (12). A reação de Trump, no entanto, mantém a tensão diplomática entre os dois países.