Notícias

Renomado jornalista tem falecimento confirmado; seu filho era apresentador na Globo e morreu em 2017

O renomado jornalista teve o seu falecimento confirmado de forma recente e mais detalhes foram expostos diante do ocorrido.

Nesta última sexta-feira, dia 2 de maio, morreu aos 93 anos de idade, o renomado jornalista Guy Almeida. Ele não resistiu na região de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Por enquanto, a família não detalhou o motivo de seu óbito, mas confirmou que ele enfrentava complicações de saúde há alguns anos. Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a democracia e cultura, ele deixou um legado em vários veículos nacionais e internacionais.

Nascido na região de Minas Gerais, o comunicador construiu uma bela carreira. Entre as décadas de 50 e 60, atuou como editor-chefe do Diário de Minas, dirigindo a filial mineira do Jornal do Brasil. Durante esse período, manteve uma postura crítica em relação ao regime militar.

Perseguido pela ditadura, ele se exilou no Chile em meados de 1966, onde trabalhou em uma agência local. Posteriomente, mudou-se para o Peru, onde atuou como assessor de comunicação do Grupo Andino, bloco econômico precursor da Comunidade Andina de Nações.

Na década de 70, retornou ao Brasil, e realizou importantes colaborações, sendo um dos coordenadores da implantação da TV Minas, uma inicativa que buscava fortalecer a identidade cultural do estado.

Sua última atuação profissional foi na PUC Minas, onde liderou o Projeto Mercosul até 2002, promovendo estudos sobre integração regional. Diante da triste perda, o  Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais destacou em nota:

 “Guy foi repórter, professor, editor, defensor da cultura e da democracia”, disseram, através do perfil oficial, assim lamentando a partida de um grande jornalista que marcou o Brasil.

A dor da perda é amplificada pela história familiar: em 2017, seu filho Artur Almeida, ex-apresentador da TV Globo Minas, morreu aos 57 anos vítima de uma parada cardíaca. Guy deixa a esposa, quatro filhos e oito netos.