Notícias

Piloto de um Airbus A350 passa mal e morre durante voo com passageiros

Companhia aérea não informou causa da morte.

Um incidente trágico ocorreu nesta quarta-feira (9) durante um voo da Turkish Airlines, resultando na morte de um dos pilotos. A aeronave, que partiu de Seattle, nos Estados Unidos, com destino a Istambul, na Turquia, precisou fazer um pouso de emergência em Nova York após o piloto passar mal e desmaiar pouco tempo após a decolagem. Segundo o porta-voz da companhia, Yahya Üstün, o piloto chegou a receber atendimento de um médico que estava a bordo, mas, infelizmente, não pôde ser reanimado.

O co-piloto da aeronave assumiu o controle e conseguiu realizar um pouso seguro no aeroporto de Nova York, mas o piloto faleceu antes de o avião tocar o solo.

“O capitão do nosso Airbus 350 (…) TK204 desmaiou durante o voo. Após uma tentativa frustrada de primeiros socorros, nossa cabine [composta por outros dois pilotos] decidiu fazer um pouso de emergência, mas nosso capitão perdeu a vida antes do pouso,” detalhou o porta-voz da companhia.

A Turkish Airlines também divulgou que o piloto, de 59 anos, havia passado por exames médicos de rotina em março deste ano, e nenhum problema de saúde que pudesse impedi-lo de exercer sua função havia sido identificado. No entanto, a causa da morte ainda não foi informada pela empresa.

A companhia aérea ressaltou que segue padrões rigorosos de segurança e monitora constantemente a saúde de sua tripulação. A morte do piloto gerou comoção entre os funcionários e passageiros da Turkish Airlines, sendo um lembrete trágico dos riscos inesperados que podem ocorrer em voos comerciais.

Este tipo de situação é raro, mas as companhias aéreas são treinadas para lidar com emergências como essa. A presença de co-pilotos experientes e protocolos de segurança bem definidos garantiram que o pouso fosse realizado de maneira controlada e segura, evitando qualquer risco adicional para os passageiros a bordo.