Partiu Fernando Mamede, um dos maiores símbolos de Portugal
Milhares de mensagens circulam nas redes sociais sobre um dos maiores ícones de Portugal.

A notícia foi confirmada na noite desta terça-feira, dia 27, pelo Sporting Clube de Portugal, numa nota onde manifesta a profunda tristeza pela partida de Fernando Mamede.
“Um dos maiores nomes da história do desporto português e do emblema de Alvalade, especializou-se nas provas de fundo. Para além das inúmeras medalhas, entre elas a de bronze nos Campeonatos do Mundo de corta-mato, foi recordista europeu e mundial”, recorda o clube.
Fernando Mamede era recordista mundial e símbolo do atletismo português. Partiu aos 74 anos, durante a tarde desta terça-feira, dia 27 de janeiro, devido a um problema cardíaco. Natural de Beja, nasceu a 11 de novembro de 1951 e foi um dos maiores nomes da história do desporto português, tendo-se tornado especialista nas provas de fundo. Fernando Mamede participou em três edições dos Jogos Olímpicos, em 1972, 1976 e 1984. Contribuiu ainda “para várias conquistas coletivas do Sporting CP, sendo até hoje lembrado como uma lenda da modalidade”.
Aos 32 anos, no Meeting de Estocolmo, em 1984, Fernando Mamede sagrou-se recordista mundial dos 10.000 metros. O atleta português conquistou várias medalhas, incluindo a de bronze nos Campeonatos do Mundo de corta-mato, em 1981.





