Luto: Querido jornalista Pedro Bial lamenta partida da mãe um dia após ela completar 101 anos
Ela faleceu nesta sexta, dia 4 de julho

Perder a mãe é uma dor imensurável ainda mais quando isso acontece um dia após celebrar com ela um marco tão especial: seu aniversário de 101 anos. Foi essa a experiência vivida pelo jornalista Pedro Bial, que anunciou com pesar o falecimento de sua mãe, Susanne Bial.
O falecimento de Susanne aconteceu nesta sexta, dia 4 de julho. A despedida veio logo depois de uma data simbólica, carregada de memória, afeto e admiração. Com um depoimento singelo, mas cheio de significado, Bial resumiu quem foi Susanne: “uma vida vividíssima, de muita luta, muita alegria, muito prazer, encontro e escuta”.
Sem divulgar detalhes sobre a causa da morte, o apresentador optou por honrar o legado da mãe com palavras que evidenciam a grandeza de sua trajetória. Nascida em Berlim, Alemanha, em 1924, Susanne imigrou para o Brasil.
Aqui no Brasil ela se formou psicanalista e construiu não apenas uma carreira de prestígio, mas também uma família marcada por laços profundos. Sua formação humanista e sensibilidade como profissional ecoaram fortemente na criação dos filhos.
Em 2023, Susanne emocionou o público ao aparecer no programa Encontro, prestando uma homenagem tocante ao filho. Mesmo reservada, ela fez questão de reconhecer o orgulho que sentia: “Sempre tive muito prazer em ser sua mãe”, disse, incentivando Pedro em mais uma de suas empreitadas na TV.
Como homenagem à longevidade e história de Susanne, o neto José Bial produziu o curta-metragem Oma, exibido no Globoplay. O filme é um retrato sensível da vida de uma mulher que sobreviveu às marcas do século XX e atravessou gerações com sabedoria.
A partida de Susanne Bial é sentida com ternura e respeito. Mas sua história marcada por coragem, afeto e dignidade permanecerá viva na memória de quem a conheceu e a amou. Uma mãe, avó e mulher cuja presença jamais será esquecida.