Notícias

‘Furacão vai passar por cima da minha casa’: brasileiros relatam apreensão e desespero nos EUA

O furacão Milton, comparado a outras tempestades históricas, promete ser um teste extremo para a infraestrutura da Flórida.

Horas antes da chegada do furacão Milton à Flórida, potencialmente o mais forte a atingir o estado em mais de um século, brasileiros residentes em áreas de risco relataram seus preparativos para enfrentar o fenômeno. Em diversas regiões, escolas já foram fechadas e escritórios encerraram as atividades. Algumas cidades emitiram alertas de evacuação, conforme o olho da tempestade se aproximava.

O casal Jair Oliveira e Tania Kalill, que vive na Flórida, compartilhou os cuidados tomados antes da tempestade: “Estamos fazendo algumas coisas para nos precaver. Estou armazenando água, tirando tudo que possa sair voando [do quintal], fazendo uma limpa, preparando um kit de primeiros socorros e carregando as baterias”, explicou Jair.

O furacão Milton, classificado como categoria 5, possui ventos de no mínimo 250 km/h e pode alcançar até 670 quilômetros de diâmetro. Tempestades dessa magnitude são capazes de provocar marés com ondas de mais de três metros, avançando perigosamente sobre áreas costeiras. As autoridades locais destacam o poder devastador de uma tempestade dessa categoria, que pode causar destruição em larga escala.

Um dos brasileiros entrevistados, Miranda, relatou que o trajeto do furacão estava previsto para passar diretamente sobre sua casa. “Ele estava previsto para passar em cima da nossa casa”, disse Miranda. Por segurança, ele viajou com sua família, incluindo um bebê, para Savannah, na Geórgia, onde devem permanecer de três a quatro dias, aguardando o fim da tempestade.

Assim como Miranda, outros brasileiros também enfrentaram desafios ao preparar-se para o furacão. Muitos relataram a escassez de produtos em supermercados e a falta de combustível em alguns postos de gasolina, indicando que a preparação da população foi intensa, esgotando rapidamente os recursos. A antecipação de um evento climático de tamanha proporção levou a uma corrida por mantimentos e suprimentos, enquanto a evacuação de áreas mais vulneráveis continua a ser incentivada pelas autoridades locais.

O furacão Milton, comparado a outras tempestades históricas, promete ser um teste extremo para a infraestrutura da Flórida, e a população, incluindo a comunidade brasileira, segue tomando todas as precauções para minimizar os impactos dessa grande ameaça natural.