Notícias

Deprimido, ansioso e com crise de soluço: médico detalha estado de saúde de Bolsonaro

Ex-presidente foi internado para passar por cirurgia.

Nesta quarta-feira (24/12), o ex-presidente Jair Bolsonaro deu entrada no Hospital DF Star, em Brasília, para se submeter a novos procedimentos cirúrgicos. O ex-presidente deverá ser submetido a procedimento para retirada de duas hérnias, além de um procedimento para tentar reduzir os soluços.

Bolsonaro deixou a sede da Polícia Federal, também em Brasília, sob escolta policial intensa. No Hospital, será acompanhado por policiais durante toda a internação e voltará a cumprir pena, assim que receber alta.

Procurado pela imprensa, o médico cardiologista Brasil Ramos Caiado falou brevemente sobre o estado de saúde do ex-presidente, relatando que Bolsonaro tem quadro depressivo.

“O presidente está deprimido, um pouco, pela situação que está passando, bastante ansioso. A ansiedade leva a um quadro recorrente de soluço, que atrapalha o sono dele. Então, ele fica muito incomodado com isso”, disse o cardiologista.

Já o cirurgião Cláudio Birolini falou sobre o procedimento cirúrgico para retirada das hérnias e esclareceu que esta intervenção não esta relacionada ao quadro de soluços. Para este fim, os médicos avaliam um bloqueio anestésico.

Birolino explicou que o bloqueio deverá ser feito no nervo do diafragma, com o objetivo de reduzir ou cessar os soluços. Para isso, no entanto, o ex-presidente vai passar por detalhada avaliação médica.

“A gente vai reavaliar essa situação e ver se convém fazer esse bloqueio anestésico, que é um procedimento relativamente seguro, mas que não é o padrão para tratamento de soluço”, explicou o cirurgião.

Bolsonaro tem lidado com crises de soluço há muitos meses. O quadro é avaliado por médicos e algumas alternativas de tratamento tem sido estudadas. O ex-presidente soluça com frequência e tem tido até o sono alterado por isso. A internação foi feita após autorização do STF, por decisão do ministro Alexandre de Moraes.