Notícias

Influenciador Hytalo Santos é investigado pelo Ministério Público por exploração infantil

Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu uma investigação contra o influenciador Hytalo Santos, de 26 anos, sob suspeita de exploração da imagem de menores. Conhecido nas redes sociais por seus vídeos com a ‘Turma do Hytalo’ — composta por adolescentes, vários menores de 18 anos —, o criador de conteúdo soma 17 milhões de seguidores no Instagram, 7 milhões no YouTube e mais de 1,5 bilhão de visualizações. A informação foi divulgada pelo UOL nessa terça-feira (17).

Por meio de sua defesa, Hytalo Santos declarou ser vítima de “falsas acusações que produzem ataques à sua honra” e afirmou que seus vídeos seguem a legislação brasileira. Além disso, segundo a nota enviada ao veículo, ele já prestou esclarecimentos ao MPPB sobre o caso.

Conteúdos em análise

Os vídeos analisados pelos promotores mostram menores de idade vestidos com roupas curtas, dançando músicas de teor sexual e participando de interações que, para o Ministério Público, podem violar os direitos das crianças e adolescentes. Em um dos vídeos mais visualizados, Hytalo aparece dançando ao lado de adolescentes uniformizados que contém os versos: “Safadinha demais, não presta / Atravessa a divisa pra dar a x*reca“*.

Outros vídeos trazem menores interpretando músicas escritas por Hytalo, como o trecho: “Estou louca, abusada / Parada, dançando pra frente e pra trás”. Além disso, o influencer faz perguntas polêmicas, como: “já pulou a cerca?”“já pegou mais de quatro na balada?” e “já sentiu vontade de ficar com pai, mãe, primo ou tio de um amigo?”.