Notícias

Médica conta os 5 arrependimentos mais comuns que pacientes terminais revelam antes de partir

A médica conta os cinco arrependimentos mais comuns que pacientes terminais revelam antes de partir. Mais detalhes foram expostos e chamam atenção.

Conforme a vida vai se aproximando do fim, várias pessoas realizam reflexões sobre suas escolhas e o que poderiam ter feito de forma diferente. Diante disso, uma médica contou o que mais escutou de arrependimentos por parte de seus pacientes terminais.

Shoshana Ungerleider, especializada cuidados paliativos, passou uma boa parte de sua carreira ouvindo história sobre quais eram os maiores arrependimentos dessas pessoas.

Com isso, ela listou as cinco principais coisas que ouviu seus pacientes reclamarem. “Estar próximo do fim nos obriga a estar presentes, porque é tudo o que resta”, declarou a médica ao falar sobre o assunto.

Os cinco arrependimentos mais comuns que ela ouviu incluem:

  1. Não passar tempo suficiente com as pessoas que amamos
  2. Trabalhar em excesso
  3. Deixar o medo guiar decisões, evitando riscos necessários
  4. Falta de coragem diante de incertezas e oportunidades
  5. Focar demais no futuro, perdendo a conexão com o presente

Ungerleider destaca que essas lições são válidas para qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, e não apenas para quem está no fim, refletindo sobre como as pessoas enxergam em seus últimos momentos o que deveriam ter feito.

Outro arrependimento recorrente é o apego excessivo a bens materiais. Lembrando que no fim, o que realmente importa são as pessoas que estão ao nosso lado.

Esses relatos servem como um lembrete poderoso de que devemos valorizar o que realmente importa enquanto temos tempo. Pensar sobre a mortalidade nos ajuda a viver de maneira mais plena e com propósito.