Lula está de luto e se manifesta após sofrer com dura perda: “O Brasil se despede…”

Após a notícia da morte do gênio da música brasileira, Hermeto Pascoal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou sua homenagem, neste último domingo, dia 14 de setembro.
O músico faleceu no sábado, aos 89 anos, e em uma publicação, Lula lamentou a perda, mas convidou o Brasil a celebrar sua história e sua arte, se comunicando com os seus fãs.
No perfil oficial do presidente na rede social X (antigo Twitter), onde ele se manifestou sobre a partida do multi-instrumentista e trouxe detalhes de suas falas.
“Hermeto sempre nos ensinou a não deixar a tristeza dominar. Por isso, convido os brasileiros a celebrarem sua história e sua música”, disse Lula, que encerrou: “O Brasil se despede com gratidão deste grande artista”.
A fala do presidente ecoou a mensagem da própria equipe do músico, que também pediu celebração em vez de tristeza ao anunciar sua morte. Ao falarem sobre a perda, eles pediram para que não fosse deixado que a tristeza tomasse conta.
A homenagem de Lula se soma a de dezenas de outros artistas e autoridades, como o Ministério da Cultura, que lamentaram a morte de Hermeto. Nas redes sociais, ele tem sido lembrado como um “anjo dos sons” e um dos maiores e inovadores músicos do mundo.
Desde o final de agosto, a saúde do artista inspirava cuidados. Hermeto Pascoal estava internado em um hospital no Rio de Janeiro e faleceu no sábado, dia 13.
A causa da morte não foi divulgada pela família, que informou que ele partiu “cercado pela família e por companheiros de música”. No momento, fãs de todo o mundo celebram o legado do “bruxo dos sons”, como era carinhosamente chamado.
A mensagem de Lula, pedindo para que a alegria de sua música se sobreponha à tristeza da perda, foi muito elogiada e compartilhada nas redes sociais, em um grande movimento de gratidão ao artista.